A Caixa de Ferramentas do Relgover

Você é relgover em uma consultoria e seu chefe o chama e lhe propõe um desafio: assumir o projeto de relações governamentais de um novo cliente. Ótima notícia, certo? Porém, no minuto seguinte você fica sabendo que o cliente é uma multinacional e seu report fica na Índia, pouco fala inglês e nada de português, a atuação será nas três esferas de poder, a organização é de um setor que você não conhece quase nada, mas sabe que é altamente regulado e muito sensível à opinião pública.

Belo desafio, né?!

Muitos sentiriam insegurança e receio em aceitar a proposta ao ponto de inviabilizar essa possibilidade de crescimento na carreira. Toda mudança gera desconforto, isso somado ao comodismo pode atrapalhar cabalmente o crescimento profissional.

Aqui vão algumas sugestões para que você não deixe de dar passos importantes na sua carreira.

Controle suas emoções.

Se autoconheça, identifique seus pontos fracos e fortes. Aprenda a administrar a ansiedade e o medo, eles podem fazer com que você não desempenhe o quanto você pode e já faz (ou então seu chefe não lhe proporia essa mudança). Exercite sua comunicação intrapessoal, entenda o borbulhar de emoções e sensações que acontecem dentro de você. Aprenda a separar questões pessoais das profissionais e busque o máximo de informações sobre o seu novo desafio, o melhor remédio para as inseguranças é o conhecimento.

Abandone a negatividade.

Olhe a situação com pensamento positivo, valorize o lado bom dos desafios. Com eles você coloca em prática seus conhecimentos, aprende muitas coisas que só aquela oportunidade lhe possibilita, lembre que você vai acumulando experiências e habilidades que lhe tornam um relgover mais completo, você aumenta seu network, tem chance de ensinar o que já sabe e contribuir com a maturidade do novo cliente.

E, principalmente, nunca se esqueça que a atividade de relações governamentais tem por fim levar os anseios e as dores da sociedade ao processo decisório público, contribuindo de tal forma para a criação de políticas públicas e regulações mais equilibradas, maduras e legítimas.

Esteja sempre preparado.

Todos devemos ser, por natureza, eternos aprendizes. O relgover mais ainda!

Buscar novas habilidades e ferramentas deve ser do seu dia-a-dia. O Universo Relgov é altamente amplo e cheio de detalhes, ter conhecimento para saber lidar com essas características e com as tantas variáveis faz com que você tenha mais confiança ao receber um desafio.

Existem cursos de vários tipos para a capacitação do relgover, desde cursos curtos e webinars até MBAs. Porém, as habilidades que você pode agregar à sua “caixa de ferramentas” são transversais a profissões e áreas de conhecimento. Assim, perceba que em todo lugar você pode buscar algo que vai lhe ajudar a atuar.

Por fim, aqui vão skills (hards e softs) que você pode buscar aprender ou desenvolver: processo e técnica legislativa, gestão de crise, comunicação corporativa e interpessoal, direito constitucional, administrativo e tributário, técnicas de negociação, políticas públicas, estratégia, lobby e advocacy, mapeamento de stakeholders, criatividade, versatilidade, capacidade de trabalho em equipe, objetividade, carisma, capacidade de engajamento de players, gestão de projetos, inteligência emocional, oratória e retórica, dominar o advocacy coalition framework e ciência política. Ufa!

Com racionalidade, não deixe o cavalo passar encilhado, muitas vezes ele passa uma só vez.

Autor:

Edgard Usuy da INTEGRA Relações Governamentais